segunda-feira, 16 de março de 2009

Ar Condicionado_Sugestões úteis

• Devem ser instalados aparelhos de ar condicionado de Classe A: Estes aparelhos são mais eficientes em termos de desempenho e poupança de energia. Prefira sempre modelos “inverter” que ajustam a potência do sistema de acordo com as variações da temperatura da divisão e verifique o valor EER expresso na etiqueta: quanto maior, melhor.

• Utilize o ar condicionado apenas quando for necessário: o consumo de energia devido à utilização do ar condicionado durante uma hora num partamento de quatro assoalhadas pode atingir os 2-3 kWh.


• Seleccione uma temperatura que seja cerca de 5 graus inferior à temperatura exterior, para evitar variações bruscas que são prejudiciais para a saúde. Em geral, um aparelho regulado para 24 a 26 °C é suficiente para combater os efeitos do calor excessivo.


• Não oriente o caudal do ar frio directamente para as pessoas pois isso provoca desconforto e pode ser prejudicial para a saúde.


• Não tape as saídas e entradas de ar do aparelho.

• Limpe regularmente os filtros de ar para evitar ou reduzir a poluição causada pelo pó, bactérias, pólenes, etc. e permitir o bom funcionamento do aparelho.

• Evite que os componentes do aparelho instalados no exterior estejam expostos à radiação solar directa e instale-os longe de quaisquer fontes de calor.

• Certifique-se de que as portas e janelas estão fechadas quando o ar condicionado está ligado para facilitar o arrefecimento das salas e evitar desperdícios de energia.


• Seguindo algumas sugestões simples pode evitar situações de sobreaquecimento da sua habitação no Verão ao mesmo tempo que reduz a utilização do ar condicionado: ventile a habitação à noite, evite a entrada de ar quente durante a tarde, use os estores para proteger as janelas da habitação, etc.
Adaptado de: “Manual do Consumidor- eficiência energética dos edifícios residenciais”, texto de Pieraldo Isolani, com a colaboração de Riccardo Comini - Adiconsum, Itália; Florence Clement - ADEME, França; Francisco Puente - ESCAN, Espanha; Alessandro Orlandi - Adiconsum, Itália; Isabel Oliveira - DECO, Portugal;Pedro Lima - ADENE, Portugal; Diogo Beirão – ADENE, Portugal. Coordenadores: Andrea Fornari e Sara Zecchini. Lisboa, Maio 2008