segunda-feira, 16 de março de 2009

Fornos micro-ondas_Sugestões úteis

• Sugerimos que utilize o forno de micro-ondas sempre que as características dos alimentos a cozinhar o permitam. Os fornos de micro-ondas consomem metade da energia consumida pelos fornos tradicionais pois cozinham os alimentos mais rapidamente e não necessitam de qualquer pré-aquecimento (o tempo de cozedura é reduzido em 25%).

• Os fornos de micro-ondas preservam todas as propriedades nutritivas dos alimentos e são também indicados para descongelar rapidamente alimentos congelados mas, devido a alguma
particularidade (por exemplo não permitem fazer o tostado superficial dos alimentos e a cozedura nem sempre é homogénea) não podem ser utilizados para todos os tipos de alimentos.


• Utilize sempre recipientes que sejam transparentes para as ondas electromagnéticas (vidro, porcelana, barro) e nunca recipientes em metal.

Adaptado de: “Manual do Consumidor- eficiência energética dos edifícios residenciais”, texto de Pieraldo Isolani, com a colaboração de Riccardo Comini - Adiconsum, Itália; Florence Clement - ADEME, França; Francisco Puente - ESCAN, Espanha; Alessandro Orlandi - Adiconsum, Itália; Isabel Oliveira - DECO, Portugal;Pedro Lima - ADENE, Portugal; Diogo Beirão – ADENE, Portugal. Coordenadores: Andrea Fornari e Sara Zecchini. Lisboa, Maio 2008